A Instituição

Há 47 Anos preparando quem passa nas Escolas Técnicas gratuitas!

Unidade Profitec São Bernardo do Campo (Matriz)

Curso Profitec, iniciou suas atividades em 1962, em São Bernardo do Campo, onde até hoje mantém sua matriz.


De 1962 a 1969, manteve apenas os cursos profissionalizantes de Desenho Mecânico, Controle de Qualidade, Leitura e Interpretação de Desenho e Projeto de Máquinas e Ferramentas.


Em 1970, foi criado o Curso Preparatório às Escolas Técnicas em São Bernardo do Campo.


Em 1974, inaugurou nova unidade, em Santo André, onde permanece até hoje.


Em 1994, foram formados os últimos alunos dos cursos profissionalizantes, e, a partir de então, o Curso Profitec dedicou-se, exclusivamente, ao Curso Preparatório.


Em 1997, foi inaugurada uma unidade conveniada, em São Paulo, onde permanece até hoje.


Nos 32 anos de ensino profissionalizante, foram formados em torno de 3.000 profissionais e, em 46 anos de Cursinho Preparatório, foram aprovados, nas principais escolas técnicas da Grande São Paulo, mais de 26.000 alunos desta instituição.


Hoje, depois de tantos anos de dedicação à preparação de alunos para ingresso nas escolas técnicas, o Curso Profitec se orgulha de manter o seu nível de ensino, conseguindo sempre, além de aprovar seus alunos, capacitá-los para o acompanhamento do nível de ensino das escolas que escolheram. Trabalhamos para que nosso curso não seja apenas útil para a vida acadêmica do aluno, mas também para a sua vida profissional.

Objetivo e Proposta Pedagógica

Como objetivo primordial, por meio de constante planejamento pedagógico e material didático próprio e atualizado, nosso curso preparatório capacita o aluno a enfrentar e superar desafios concretos, como os vestibulinhos das Escolas Técnicas (Estaduais (ETECs), Federal (IFSP), SENAI, Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo) e do Colégio da Termomecanica, além dos exames de bolsas de estudo das boas escolas particulares. É nosso compromisso, ainda, ajudar o aluno em seu curso regular (9º ano ou 1ª. série do ensino médio), pois constatamos, ao longo de tantos anos de experiência, que o "cursinho" (como é conhecido) não funciona apenas como uma revisão, mas também se torna, muitas vezes, o único lugar, até então, em que grande parte dos alunos "aprende" determinados assuntos das várias disciplinas.


Consequentemente, após aprendizagem e/ou revisão dos principais conteúdos do ensino fundamental, o aluno consegue acompanhar, com mais eficiência e segurança, o curso técnico ou médio oferecidos pelas melhores escolas. Ao longo do curso, aulas especiais de revisão com questões encaminhadoras para os exames, plantões de dúvida com os próprios professores, simulados e relatórios sobre o desempenho do aluno, reunião com pais, orientação sobre escolas e cursos oferecidos, agendamento de visitas às escolas técnicas e orientação específica para o dia de exame completam o processo de preparação de nossos alunos. Cuidamos, ainda, da divulgação dos períodos de inscrição e datas dos exames de seleção das escolas técnicas gratuitas, além de inscrições e datas de exames de bolsas de estudo das principais escolas particulares.


Temos uma preocupação especial com o período de adolescência em que está a maioria de nossos alunos. Especialmente nessa idade, é fundamental fazê-los conhecer e respeitar as normas estabelecidas. Assim, combinamos regras, que seguimos e exigimos que sejam seguidas; dessa forma, o aluno aprende que, se não cumprir a parte que lhe cabe, seus atos terão consequências. Acreditamos que a convivência harmoniosa e o satisfatório desempenho nas tarefas dependem da responsabilidade, da disciplina e do comprometimento de todos.


Nossa visão humanística, da afetividade, do respeito às regras, da autonomia e capacitação de trabalhar em equipe, leva nosso aluno ao sucesso e à saudade prazerosa do período em que se preparou conosco.


Conheça os nossos cursos.